segunda-feira, março 09, 2009

“ SEI ESCREVER CURTO SOBRE COISAS LONGAS” (Tchekhov)


Teatro Nu invade o espaço da sétima arte trazendo o humor e a crítica de um dos mais famosos dramaturgos russos: Tchekhov.

Anton Pavlotich Tchekhov nasceu em janeiro de 1860 em Taganroe, Rússia, e faleceu em julho de 1904 em Badenweiler, Alemanha, vítima de tuberculose. Terceiro dos seis filhos do comerciante Pável Iegórovitch Tchekhov, quando pequeno trabalhou com o pai na mercearia da família.

Em 1879, após concluir o liceu, Tchekhov foi para Moscou viver com a família, que três anos antes havia se transferido devido a uma situação financeira precária.

Tchekhov licenciou-se em medicina pela Universidade de Moscou em 1884 e exerceu a profissão, na zona rural, por alguns anos. Em paralelo a universidade, Tchekhov produzia uma série de textos, contos e histórias para revistas encomendados por editores. Nesse período, sua obra era marcada por textos que representavam os vícios da sociedade através do humor.

Em 1886, escreveu a sua primeira peça curta, gênero também chamado de Vaudeville, Os Males do Tabaco e em 1888 O Urso e O pedido de casamento. Neste mesmo ano, sua obra A Estepe rendeu-lhe o prêmio Pushkin de literatura.

Conhecido pelo seu realismo e humor concreto, sua produção posterior concentrou-se na dramaturgia que, através do Teatro de Arte Moscou, o consagrou por todo mundo: A gaivota (1895), Tio Vânia (1897), Três Irmãs (1901) e O Jardim da Cerejeiras (1904).

Nenhum comentário: