sexta-feira, dezembro 07, 2007

Xmas qdo kiseres

TEATRO/leitura dramática
Mundo marginal adolescente


Xmas Qd Kiseres, do português Jorge Louraço, ganha leitura dramática dirigida por Gil Vicente Tavares nesta segunda, 10, às 18h30min, no Teatro Martim Gonçalves. Entrada franca.
A propósito dos 200 anos da chegada da família real no Brasil, que se comemora a partir de janeiro, o Ciclo de Leituras Dramáticas da UFBA escolheu o novo teatro português como tema. Xmas Qd Kiseres encerra a prévia de três leituras dessa nova dramaturgia completamente desconhecida no Brasil. A direção é do diretor e também dramaturgo Gil Vicente Tavares com os atores (na foto durante ensaio) Jussilene Santana, Igor Epifânio, Ricardo Fagundes e Mariana Moreno.
Em janeiro, quando deverá realmente acontecer o Ciclo com a realização de palestras, leituras e a visita de um dramaturgo português convidado, haverá uma nova oportunidade para se conhecer melhor o universo do novo teatro lusitano. O encerramento do ciclo será às vésperas do aniversário do evento que mudou a história do Brasil, no dia 21 de janeiro, com a palestra da professora Ângela Reis (Escola de Teatro da UFBA) sob o tema Brasil e Portugal: intercâmbios no campo da atuação nos séculos XIX e XX.
A respeito da realização da escolha da nova dramaturgia portuguesa como tema, o cônsul de Portugal em Salvador, João Sabido Costa, escreveu: "Foi com muito agrado que tive notícia da realização, pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, de um ciclo de leituras dramáticas dedicado à nova dramaturgia portuguesa, iniciativa que vem retomar e prosseguir uma tradição de intercâmbio e influência mútua mantida pela expressões dramatúrgicas e teatrais da Bahia e de Portugal ao longo dos séculos”.
Há diferenças muito particulares na nova dramaturgia portuguesa que devem despertar o interesse não só no público, mas em estudantes e teóricos de teatro. “Apesar do tema da marginalidade adolescente ser muito comum, o modo como Jorge Louraço enfoca em sua peça difere muito de como a cultura brasileira aborda essa problemática. Ele não faz um discurso direto, investe numa relação poética entre uma professora e dois adolescentes marginais para tratar do assunto”, diz Gideon Rosa, coordenador do Ciclo."
O diretor Gil Vicente Tavares diz que “o que mais me chamou a atenção no texto Xmas qd quiseres foi o caráter ingênuo do texto e dos personagens, e minha experiência em Portugal me ajudou a compreender uma realidade bem distante da brasileira”. O autor, Jorge Louraço, explica a escolha dessa abordagem dizendo que “era o drama humano das personagens que me interessava e, sobretudo, o retrato e a inocência dos marginais”.
A PEÇA
É Natal. Xmas é a história da aposta entre uma ex-professora e dois ex-alunos, numa situação extrema, num bairro de excluídos. Segundo o diretor e estudioso de teatro Antônio Mercado, a temática do universo adolescente marginal já tinha sido vista em outra peça de Louraço (O Espantalho Teso). Mercado diz que o autor tem sido atraído pelo universo dos perdedores, dos rejeitados, dos marginalizados pela ordem social, uma das principais vertentes do drama moderno, inaugurada pelo Woyzeck, de Büchner. Interessante observar que em Xmas Qd Kiseres os marginais apontam têm um sonho e isso revela a possibilidade de uma saída. Na opinião de Mercado é a luta para superar situações de injustiça, confinamento e impotência num mundo hostil e aparentemente inexpugnável; a necessidade de inverter as regras para fazer das fraquezas força; a capacidade de vencer um jogo sujo com os próprios meios, por mais frágeis e precários que sejam, e através deles criar um espaço de vida no lugar onde as nossas raízes estão fincadas.
FICHA TÉCNICA
O quê: Leitura Dramática – Xmas Qd Kiseres
Autor: Jorge Louraço
Diretor: Gil Vicente Tavares
Elenco: Jussilene Santana, Igor Epifânio, Ricardo Fagundes e Mariana Moreno (rubricas)
Quando: Dia 10, às 18h30min
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro
Ingresso: Entrada franca
(Texto de divulgação escrito por Gideon Rosa)
Postado por Jussilene Santana

Nenhum comentário: